segunda-feira, novembro 2

Atualidade: Detergente contra a dengue

Detergente contra a dengue

          Época de chuvas, aumento dos casos de dengue. Ano a ano, o poder público tem traçado estratégias para o combate à doença e os larvicidas vêm sendo constantemente empregados nessa luta. No entanto, esses fármacos precisaram ser renovados, pois algumas larvas conseguiram adquirir resistência a eles.
          Por isso, para o engenheiro agrônomo cearense Carlos Barreto, o meio mais eficaz nesse combate é um produto facilmente encontrado em ambientes domésticos: o detergente.
          O engenheiro testou a ação de diferentes detergentes caseiros em uma bacia cheia de larvas do Aedes aegypti. “Elas precisam ir à superfície da bacia para respirar. Para isso, têm na região anterior do corpo um sifão gorduroso que permite a sustentação na superfície da água”, explica Barreto.
          Ao pingar o líquido na bacia, ele observou um fato curioso: as larvas que estavam na superfície desceram contorcendo seu corpo em forma de C.
          “Ainda não sabemos a razão disso. Talvez elas estejam retirando o ácido sulfônico (do detergente) do sifão. Mas isso é apenas uma hipótese”, diz.
          Minutos após a aplicação do líquido, as larvas não retornaram mais à superfície.
          As observações de Barreto levaram à conclusão de que o ácido sulfônico destrói a camada de gordura do sifão, impedindo que as larvas permaneçam na superfície para respirar. Sem oxigênio, elas “terminam por morrer afogadas”.
          Para o pesquisador, com a descoberta qualquer pessoa poderia realizar o procedimento em casa. “Usar o detergente como larvicida é vantajoso, pois é de baixo custo, facilmente encontrado em ambientes domésticos e biodegradáveis. Além disso, por matar as larvas afogadas, isso me dá a plena certeza de que não haverá resistência, pois todo animal precisa de oxigênio para sobreviver”, afirma.




FONTE: Portal Funcap 10 Out 2009 - 18h51min

Nenhum comentário:

Postar um comentário